O maior mandamento

Quando souberam que Jesus levara a melhor sobre os saduceus, os fariseus uniram forças para outro ataque. Um dos líderes religiosos, falando pelo grupo, apresentou uma questão que, na opinião deles, iria desmascarar Jesus: “Mestre, qual o mandamento mais importante na lei de Deus?”. Jesus respondeu: “‘Ame o senhor seu Deus com toda a paixão, toda a fé, e toda a inteligência’. Esse é o mais importante, o primeiro de qualquer lista. Mas há um segundo, ligado a esse: ‘Ame o próximo como a você mesmo’. Esses dois mandamentos são como elos de uma corrente: tudo que está na Lei de Deus e nos Profetas deriva deles”. (Mateus 22.34-40)

Grande parte das perguntas religiosas não é para obter informações ou sabedoria, mas se resume em formas dissimuladas e fúteis de indolência. Enquanto estivermos fazendo perguntas, não precisamos fazer nada. A resposta de Jesus põe fim às perguntas: ela confronta-nos com a pergunta básica de nossa vida: Amaremos ou não?

Que Escrituras Jesus cita?

O que será de mim hoje, Senhor? Farei perguntas ou amarei com obediência? Não preciso saber mais, mas preciso amar mais. Mantém-me fiel ao teu mandamento. Amém.

Precisa de ajuda?