O DESAFIO DE EDIFICAR O CORPO DE CRISTO NO NORTE DA ÁFRICA

Igreja de Deus | Ainda há lugar > Notícias > O DESAFIO DE EDIFICAR O CORPO DE CRISTO NO NORTE DA ÁFRICA

A jovem igreja da região precisa de treinamento para desenvolver sua identidade cristã e formar sua própria tradição

 

Igreja no Norte da África – pressionada, mas em busca de amadurecimento

“O maior desafio da igreja do Norte da África é desenvolver liderança”, diz o pastor holandês Ron van der Spoel, que há cinco anos dá um treinamento de liderança em um país da região. O curso, chamado Jetro, é baseado em cinco princípios: identidade do pastor, pregação, ensino, pastoreio e organização. Como todos os participantes são cristãos ex-muçulmanos, a maior parte deles é a primeira geração de líderes e são aqueles que começaram a igreja e agora precisam passar o bastão.

O pastor holandês testemunha como os cristãos são perseguidos no Norte da África, apesar de em teoria haver liberdade religiosa. Por exemplo, o governo dificulta as coisas para eles e na maioria dos casos eles não podem ter um templo para a igreja, por isso têm que se reunir em igrejas domésticas. “Um pastor que mora no deserto compartilhou como os vizinhos quebram as janelas de sua casa quase toda semana”, relata.

Por outro lado, Spoel fica impressionado com o desejo da igreja de crescer e alcançar sua nação e diz: “O único modo pela qual a igreja pode crescer é quando está disposta a sofrer. Em uma sociedade com milhões e milhões de muçulmanos ao seu redor, esses cristãos oram apaixonadamente por seu país. Há um senso de urgência”. Ele conclui que além de ensinar, temos muito o que aprender com a igreja da chamada África Branca.

Uma jornada compartilhada
Para crescer, a Igreja Perseguida do Norte da África precisa de líderes preparados para discipular e acompanhar os novos convertidos. Ao investir na formação de líderes, você tem o privilégio de fazer parte da jornada de crescimento dos nossos irmãos.

Precisa de ajuda?