Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13
Quando o Apóstolo Paulo escreveu este trecho aos Filipenses, ele confrontou dois tempos: o passado e o futuro. Diante disso ele tomou uma posição, esqueceu o passado e prosseguiu rumo a um futuro com Cristo.
Ninguém mais do que Paulo teria motivos para se culpar e ficar preso ao passado. Quando era chamado de Saulo perseguiu os cristãos, resultando na morte de muitos deles. Manter esse passado na memória colocaria Paulo preso às situações que tomou enquanto Saulo e o impediria de seguir em frente, rumo ao alvo, fazendo a vontade de Deus e experimentando a genuína transformação em Cristo Jesus.
Esquecer esse passado só foi possível com uma verdadeira conversão em Cristo – que gera os frutos do espírito – e da transformação total da mente. Só desta forma Paulo foi capaz de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus na vida dele. Assim como Paulo, se você está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo!
Senhor Jesus, quero te agradecer por transformar a minha vida. Quero prosseguir rumo ao alvo, crescendo em espírito e em verdade. Afasta de mim as setas malignas da acusação. Em ti encontrei o perdão e a salvação, por isso sou grato! Em nome de Jesus, amém!