“Depois eu faço”, “não estou com paciência para isso agora” ou “não tenho tempo”.
Você já se pegou dizendo alguma dessas frases?
Já parou para refletir por que adiamos nossos compromissos e tarefas, se sabemos que em algum momento, vamos precisar cumpri-los?
Sejamos honestos: a maioria de nós faz isso, mesmo que às vezes. Procrastinar nos gera uma sensação temporária de alívio, que com o tempo é substituída por estresse e baixa autoestima.
Quando isso se torna um hábito, prejudica nossa produtividade, relacionamentos e até nossa reputação.
E você? que atividades “sempre” deixa para depois no seu dia e na sua vida?
Afinal, você realmente precisa “arrumar um pouco melhor a mesa” antes de começar aquele projeto, ou “organizar melhor seus livros e cadernos” antes de começar efetivamente a estudar, ou ainda “checar seus e-mails e dar uma rápida olhada no Facebook” antes de começar a trabalhar, correto?
A realidade é que, frequentemente, somos motivados por urgência. Quando a situação está a ponto de explodir, a pressão mobiliza a ação e só assim as coisas realmente são feitas.
Melhor exemplo disso, são as pessoas que entregam a declaração de imposto de renda no último dia. A pressão das últimas 24 horas e de uma eventual multa, faz com que o gatilho da ação seja disparado e as “coisas aconteçam”.
O problema da procrastinação excessiva, é que ela acabará por lhe prejudicar em 2 pontos principais.
1) Pessoas raramente são reconhecidas ou promovidas por “apagar incêndios”. Elas geralmente permanecem do jeito que estão, pois sempre haverá incêndios a serem apagados.
2) O hábito de procrastinar já foi relacionado a doenças do coração, problemas digestivos, dores de cabeça e insônia.
Procrastinar atrapalha muito a produtividade.
Ao adiarmos tarefas necessárias por causa de outras aparentemente mais divertidas, geramos uma verdadeira “bola de neve”, o que acaba aumentando a frustração posterior e atrapalhando inclusive cuidados com a própria saúde – física, mental e emocional.
Cuidado! A procrastinação pode se tornar um vício.
Mal estar, ansiedade, insegurança e desânimo, acaba m incentivando você a procrastinar ainda mais. Portanto, perceber esse problema em sua vida é o primeiro passo para resolvê-lo.
Na sequencia, insira estas 3 dicas práticas em sua rotina:
Assim que acordar, tire 10 minutos para organizar o seu dia, definir suas atividades, se comprometer com seu resultado, fazer algo por você.
Desmembre objetivos grandes em etapas menores, em pequenas mudanças de hábitos que te proporcionarão pequenas, mas frequentes vitórias. Faça uma agenda.
Programe sua mente para te ajudar, repita o quanto for necessário: “faça isso agora!”. Relembre-se da importância da tarefa e dos seus prazos.
Grandes mudanças começam com pequenos passos.
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