Cristão e Política: políticas econômicas em uma nação transformada

Igreja de Deus | Ainda há lugar > Devocional > Cristão e Política: políticas econômicas em uma nação transformada

Inspire. Expire. Cada fôlego nosso, cada respirar é uma capacidade que nos é dada de viver.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. […] Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo” (Gênesis 2.7,19,20).

Deus, com todo o Seu poder e soberania, poderia ter colocado nome em todos os animais da terra, poderia já ter dado tudo definido para o homem. Poderia também ter criado tudo de maneira que o homem não precisasse cuidar ou ter a capacidade de modificar. Mas não! Deus não nos deu tudo pronto!

Pela Sua vontade, decidiu compartilhar conosco a capacidade de criar, modificar, construir, produzir… E tudo isso nos foi dado no momento do Seu soprar em nós.

Deus criou as árvores e deu capacidade e inteligência ao homem para criar, por exemplo, os tantos objetos que são feitos de madeira (móveis, lápis, carroças, artesanatos etc.).

Deus criou os metais e deu capacidade ao homem para criar tudo o que temos e usamos que é feito de metal (jóias, carros, talheres etc.).

Deus criou as pedras, rochas e montanhas e deu capacidade ao homem para transformar isso em casas e tantas construções…

Deus criou as plantas, frutas, legumes e deu capacidade ao homem para criar tantas receitas.

Deus criou homem e mulher e deu capacidade ao ser humano para se comunicar.

Deus nos deu todo o recurso básico para que, pela capacidade que Ele também nos deu, possamos contribuir nesse processo criativo. Cada coisa que nos alegramos em fazer e criar, cada prato que um cozinheiro tem o prazer de servir, cada prédio que um engenheiro tem o prazer de construir, cada música que um instrumentista tem o prazer de tocar, cada movimento que um dançarino tem o prazer de executar… toda essa habilidade nos foi dada no momento da nossa criação.

Falar de ARTE, falar de HISTÓRIA da ARTE é, antes de tudo, falar dessa capacidade que nos foi dada.

História da ARTE, enquanto expressão de emoções, ideias e forma de ver o mundo, é a história, por definição, de qualquer atividade ou produto realizado pelo homem com propósito estético ou comunicativo.

Crie.

:: Gabi Oliveira*

Precisa de ajuda?