Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
– Mateus 7:1-2
Qual é a medida com que você julga os erros dos outros? Será que é a mesma medida que você usa consigo mesmo? Jesus avisou que muitas vezes apontamos para o cisco que está no olho do outro mas não reparamos que temos uma viga inteira no nosso olho!
Temos de fazer distinção entre o que é certo e o que é errado. Mas, antes de olharmos para os outros, precisamos olhar para nosso próprio coração. Será que estamos condenando a nós próprios quando apontamos para o erro do outro? Se sim, precisamos mudar o que estamos fazendo de errado antes de ajudar o outro a mudar.
Senhor Jesus, peço perdão por julgar outras pessoas de maneira injusta. Por favor me ajude a reconhecer meus próprios pecados. Quero viver de maneira que agrada você, sem hipocrisia. Ensine-me a tratar as pessoas com misericórdia e perdão, assim como você faz comigo. Amém.