Você consegue amar o seu próximo? Eis algo difícil, porém essencial na caminhada do cristão. Jesus mesmo nos ensinou sobre amar o próximo como a si mesmo. Eu acredito que tem muito a ver com empatia.
Há pouco tempo li um texto (me perdoem, não lembro onde) perguntando sobre nossas reações diante de algumas situações cotidianas:
Quando alguém te conta que está passando mal você: diz que também está passando mal, ou que já passou muito mais mal que a pessoa, ou simplesmente pergunta se pode ajudar com algo?
Quando alguém comenta sobre um curso que fez, você: conta que também fez um curso muito bom, ou diz que fez um curso melhor, ou simplesmente ouve com atenção o que a pessoa tem a dizer sobre o curso que ela fez?
Substitua esses exemplos por viagens, filhos, trabalho, igreja, ministério, filmes, livros etc. Será que você consegue conversar sem interromper a outra pessoa tentando mostrar que você é tão bom quanto ou melhor? Desde o dia que li o tal texto comecei a ouvir mais e falar menos, a deixar que as pessoas concluam as frases e pensamentos delas, sem atropelar. Nem todo mundo pratica empatia, mas tudo bem. Quem sabe aprenderão com você?
Como canta a Marcela Tais, a vida vai passar rápido. Aprenda a se importar mais com o que as pessoas têm a dizer, a não ser contra tudo ou a favor de tudo. Simplesmente SEJA VOCÊ.
:: Elis Amâncio