Ao reconstruir casas, igrejas e cidades, cristãos que voltam ao Iraque se alegram com a esperança de um novo tempo
Nossos colaboradores passaram uma semana no Iraque e puderam testemunhar a cidade de Qaraqosh respirando de novo, crescendo, florescendo e irradiando nova vida. Sem dúvida ainda há sérios problemas, e até mesmo medos e preocupações entre os 25 mil habitantes que retornaram; mas algo mais forte que isso está capturando a cidade: uma nova esperança.
George é um dos líderes cristãos chaves em Qaraqosh e um dos catalisadores dessa esperança. Além de ser um líder cristão, ele é o presidente do comitê local encarregado da reconstrução das casas – uma iniciativa da própria igreja. Conversamos com ele na igreja Mar Behnam, no centro da cidade. Assim como todas as igrejas que foram ocupadas pelo Estado Islâmico (EI), essa também foi queimada e destruída. No entanto, cultos e reuniões de oração acontecem diariamente na igreja. “O Senhor nos deu forças para ficar na cidade e reconstruir, e seguir a vida”, testemunha George.
1500 CASAS JÁ FORAM RECONSTRUÍDAS EM QARAQOSH
A igreja local é o ator mais importante no processo de reconstrução, supervisionado por George. Ele explica por que a igreja assumiu a liderança desse processo: “Nós damos condições à população de permanecer aqui e lutamos pela existência dos cristãos na região. Desde que nosso povo teve que fugir do EI, a igreja tem cuidado deles, assim como em seu retorno. Ninguém mais cuida dessas pessoas”. Até agora, as igrejas locais coordenaram a restauração e reconstrução de 1500 casas. Eles receberam ajuda de muitas organizações, inclusive da Portas Abertas, através das doações de nossos parceiros. “Reformar as casas encoraja a população a ficar aqui, a permanecer no Iraque e testemunhar a fé nesta terra”, afirma o líder cristão.
Para ele, celebrar a Páscoa em Qaraqosh esse ano foi muito importante. “Porque um ano atrás a cidade estava vazia, mas agora as pessoas voltaram. Elas reconstroem suas casas e as igrejas estão cheias de novo. Assim como Jesus ressuscitou da morte, esta comunidade está ressurgindo das cinzas. A vida retornou para cá”, alegra-se George. Seu desejo é que a nova esperança que a Páscoa trouxe a Qaraqosh se espalhe pelo mundo e inspire muitos cristãos a viver uma fé mais visível. Essa é a lição mais importante que os cristãos iraquianos aprenderam ao ser perseguidos pelo EI: “Que os cristãos que estão voltando para o Iraque inspirem cristãos em todo o mundo a não ser tímidos em relação à fé”, espera George.
Faça parte da reconstrução do Iraque
Além de apoiar nossos irmãos em oração, você pode ajudá-los a construir seu futuro. Para saber como abençoar diretamente famílias iraquianas na reconstrução de suas casas e ter uma nova perspectiva, clique aqui.