A situação de governo afeta a vida de todos os mexicanos. A desigualdade entre a população do país ampliou-se, e isso teve o efeito de tornar mais visível tanto a falta de políticas governamentais efetivas quanto a determinação das igrejas na prestação de assistência aos pobres. Isso fez com que os ataques aos cristãos mexicanos fossem mais frequentes, juntamente com a impunidade (do governo) em relação aos ofensores.
A cultura do pluralismo religioso se espalhou nas áreas urbanas do país, permitindo que os cristãos de todas as igrejas se unam para defender os valores bíblicos relativos à vida do feto e contra o aborto e casamento homossexual.
Nas comunidades autônomas indígenas, as pessoas que se convertem ao cristianismo continuam a ser punidas a nível pessoal e comunitário. Os líderes cristãos ganharam credibilidade entre a população, especialmente através do seu trabalho pastoral nos contextos mais violentos do país e através da sua resistência ao crime organizado.
Nota sobre a situação atual
• Em 2017, membros das comunidades indígenas de Chiapas e Jalisco que se tornaram cristãos enfrentaram sanções econômicas, negação de acesso a serviços básicos e expulsão da comunidade. Em alguns casos, os cristãos foram presos sem razão e enfrentaram maus tratos psicológicos.
Pedidos de oração:
• Peça a Deus pela proteção de líderes religiosos que têm sido ameaçados por redes criminais. Clame por esses líderes que têm se posicionado a respeito das violações da liberdade de religião e crença;
• Ore pelas comunidades indígenas que têm sido deslocadas pela violência;
• Interceda pelas crianças cuja educação tem sido dificultada, uma vez que são expulsas de suas escolas por serem cristãs.
Estados Unidos Mexicanos
Fonte de perseguição: Corrupção organizada
Capital: Cidade do México
Região: América Latina
Lider: Andrés Manuel López Obrador
Governo: República presidencialista
Religião: Cristianismo
Idioma: Espanhol
Pontuação: 59
População: 130.2 milhões
População cristã: 124.8 milhões
:: Site Portas Abertas