De acordo com La Haye (1999:21), “temperamento é a combinação das características inatas que afetam, no nível do subconsciente, o comportamento de um ser humano. Essas características são arranjadas geneticamente à base da nacionalidade, da raça, do sexo e de outros fatores hereditários. Essas características são passadas de pai para filho, através dos genes”.
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, temperamento é muito diferente de personalidade.
Personalidade vem de “persona” (máscara). Quando estamos exercendo um papel, seja de empresário, filho, pai, mãe, irmão etc., em cada uma dessas situações vestimos uma “personalidade” diferente. Agimos de forma diferente dependendo das pessoas, dos ambientes e interesses que temos no momento.
Temperamento é determinado antes mesmo de nascermos. Quando uma mulher está grávida, se observarmos as atitudes do bebê ainda dentro do seu ventre, já podemos identificar qual temperamento a criança poderá ter. Um exemplo claro disso é que, quando um feto tem o temperamento colérico, e durante gravidez a mãe deita-se em uma posição na qual ele não gosta, imediatamente ele chuta a mãe, e esta tem que mudar de posição. Quando a mãe ingere algo que ele não gosta, imediatamente ela coloca tudo para fora. Sabemos que será colérico aquele que lidera, manipula e fará tudo para que as pessoas façam o que ele quer. Uma outra história bem curiosa é a narrativa bíblica dos irmãos Esaú e Jacó, filhos de Isaque, que desde o ventre já competiam entre eles.
Caráter é o nosso temperamento associado ao ambiente em que estamos inseridos: nossa cultura, nossos valores, crenças, o meio ambiente, o modo como fomos educados pelos pais, enfim, nossa história de vida.
:: Prs. Alexandra e Alzeir Rogerio dos Santos (Rogerinho)
Se deseja saber mais sobre esse assunto, entre em contato com o Ministério Act Coaching e Treinamento (31) 99250-9042 ou (31) 3423-3155 (Av. Antônio Carlos, 2646, Aparecida – BH/MG).